Telefone: (18) 3918-6077 E-mail: contato@anglopp.g12.br Como chegar? Área do Aluno Área do Professor

Anglo é medalhista em torneio internacional de física

A equipe Little Wood, do Colégio Anglo Prudentino, conquistou medalha de bronze no International Young Physicists' Tournament – Brasil (IYPT), realizado no mês de maio, em São Paulo. O grupo é formado pelos alunos Vitor Dias Gomes Barrios Marin, Guilherme Silva Anitele, Daniel Santana Rocha (Rio de Janeiro), com orientação do Professor Ricardo Toshio Kuniyoshi.

O "Physics Fight" é uma competição em que cerca de quatro equipes discutem resoluções de problemas da disciplina de Física, propostos para o IYPT do ano corrente. Dividido em rodadas, os times desempenham e se revezam nas diferentes funções: oponente, relator, avaliador ou observador. Apenas um integrante das equipes que conquistaram medalha de ouro e prata participará da etapa final da Alemanha. A Little Wood passou perto. Apesar de não conseguirem pontuação para a fase internacional, os alunos estão estudando e trocando conhecimentos com os finalistas.

Inicialmente batizado de YPT, o torneio foi idealizado pelo professor de física da Universidade de Moscou Evgeny Yunosov. A primeira competição foi sediada em Moscou, URSS em 1979. No ano seguinte, o criador da competição publicou na então importante revista moscovita Kvant a estrutura do Physics Fight e o torneio tomou o formato conhecido atualmente.

Ao longo da história do IYPT, a Alemanha tornou-se a mais importante equipe, com 6 títulos conquistados nas 13 finais já alcançadas. A Austrália foi o primeiro país não europeu a vencer o IYPT. Já, o Brasil participou do IYPT pela primeira vez em 2004, em Brisbane, Austrália, quando obteve a 15.a colocação. No ano seguinte, na Suíça, a equipe nacional obteve o seu melhor desempenho ao ficar em 7.o lugar e conquistar a medalha de bronze.