Telefone: (18) 3918-6077 E-mail: contato@anglopp.g12.br Como chegar? Área do Aluno Área do Professor

Anglo promove gincana cultural para comemorar o mês da criança

Além de atividades lúdicas e culturais, os alunos deverão mobilizar a comunidade para doar sangue e conseguir brinquedos para crianças carentes

Brincar é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Por meio da brincadeira, elas aprendem mais sobre si, ampliam seus conhecimentos sobre o mundo e aprendem a respeitar regras. Além disso, as brincadeiras e jogos desenvolvem a socialização do grupo e as ensinam a respeitar o próximo; a desenvolver a cooperação; a solidariedade e a crescer sem preconceitos. Foi isso que motivou a equipe pedagógica do Colégio Anglo Prudentino a promover uma atividade diferente do que tradicionalmente é feito para comemorar o mês da criança. Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I participarão da 1º Gincana Cultural do Colégio Anglo Prudentino, com atividades internas e externas durante a 1ª semana de outubro.

450 alunos foram divididos em cinco equipes de acordo com as regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). A primeira tarefa é identificação da equipe, com a criação de um grito de guerra e a confecção de camiseta, bandeira ou faixa feitas, exclusivamente, de materiais reciclados.

Desenvolver o espírito de solidariedade é objetivo da segunda tarefa e os alunos precisarão contar com o apoio das famílias, amigos e comunidade em geral. Cada equipe deve conseguir dez doadores de sangue. As doações devem realizadas no Hospital Regional de Presidente Prudente (Rua José Bongiovani, 1297 em Presidente Prudente – SP). Os comprovantes de doação devem ser entregues aos alunos até dia 06 de outubro.

Os grupos também são responsáveis por trazer um brinquedo novo e um jogo pedagógico que serão doados para uma criança carente e para a brinquedoteca da Escola Municipal Firmino de Almeida, respectivamente.

A terceira tarefa é uma apresentação cultural interna sobre a região brasileira que a equipe representa. Os alunos podem escolher entre dança, música ou teatro, priorizando os materiais da coleta seletiva para a confecção de trajes, instrumentos, fantasias e cenários. A arte de reutilizar e o cuidado com o meio ambiente também são objetivos da quarta tarefa: cada equipe produzirá um utensílio doméstico e uma peça de decoração com materiais reutilizáveis.

A gincana será encerrada no dia 09 de outubro com a realização de competições lúdicas e esportivas, entre elas: corrida do bambolê, quem é esse?, caça ao objeto, corrida do saci, rechear a calça com balões, telefone sem fio, garrafa com água, desenho, corrida do saco, quem é o cantor, bexiga nas pernas, bola e bandeja, pessoas por metro quadrado, cadeados e chaves, virando o tapete e perguntas e respostas.

As equipes serão classificadas de acordo com a pontuação que acumularem e premiadas com botons ouro (1º lugar), prata (2º lugar), bronze (3º lugar) e azul (demais equipes).

Clique AQUI para ler o regulamento.