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8ºs anos participam de dinâmicas sobre “saber ouvir”!

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11 de março de 2019 às 14:25

Saber ouvir! Sem dúvidas este é um grande desafio para muitos de nós. Pensando em exercitar esta habilidade, os 8ºs anos realizaram a dinâmica do parlatório. Este nome deve-se ao fato dos participantes dialogarem com a/o colega que está sentado à sua frente. Assim, as turmas foram divididas igualmente em dois grupos, enfileirados de modo que seus integrantes estivessem sentados frente a frente com os integrantes do outro grupo. Uma das filas poderia falar normalmente enquanto a outra não, podendo apenas gesticular. Foi dado 1 minuto para conversarem (com a/o colega que está à frente), respeitando as regras da dinâmica. Após um minuto troca-se a posição dos integrantes, o último da fila que gesticula vem para a 1ª cadeira da fila que fala, e todos pulam para a cadeira ao lado da que estão ocupando. A dinâmica segue com a troca de posições e de parceiros de conversa a cada um minuto e finaliza quando os participantes trocarem de papel, ou seja, quem fala passa a gesticular e vice-versa. A atividade oportunizou o diálogo entre os estudantes, permitindo que interagissem com os colegas e se conhecessem melhor, e também a percepção sobre como nos comportamos ao dialogar com nossos pares, pois, alguns, estando na fila dos não falantes, ouviam com tranquilidade o colega que falava, enquanto outros ficavam inquietos tentando dar continuidade ao diálogo com mímicas, que por vezes não eram entendidas pelo colega.

Continuando a desenvolver a habilidade de saber ouvir, os 8ºs anos realizaram a dinâmica da escuta empática. Os estudantes foram divididos em dois grupos com a mesma quantidade de integrantes. Um dos grupos se retira da sala e seus integrantes recebem a instrução de, ao retornarem para a sala, conversarem com um colega do outro grupo para lhe relatar um problema (fictício ou real) que está enfrentando. O grupo que ficou na sala é dividido em duas partes. Uma delas prestará muita atenção no que o colega irá dizer. A outra parte irá ignorar a fala do colega, por exemplo, desenhando, mexendo nos materiais, olhando para o teto enquanto o colega fala, ou mesmo não o deixando falar, interrompendo-o a todo momento. Após alguns minutos de conversa, os estudantes são convidados a expor sobre como se sentiram ao serem ouvidos ou ignorados pelo colega, e a refletir sobre as atitudes que nos permitem verdadeiramente ouvir o outro.

Ambas atividades foram desenvolvidas em aula do professor Marcel do programa Líder em Mim.

 

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