Notícias

7º anos desenvolvem projeto “Africanidade: Reflexão, Conscientização e Ação”                                                                                                                                                                                             

Tamanho da Fonte
27 de novembro de 2019 às 10:57

 

O projeto de Africanidade e Afro-descendência está completando quatro anos aqui no colégio desenvolvendo atividades que garantem o cumprimento do currículo de História do 7º ano e abordando também ações críticas e comemorativas deste mês da Consciência Negra.

Neste segundo semestre, após a sensibilização inicial desenvolvida por meio de apreciação de filmes, imagens e textos, em especial o filme “Besouro” e os documentos visuais de Debret, os alunos foram orientados pela professora Gisele a construir uma sequência de atividades que proporcionou a mobilização de habilidades na formação de valores, atitudes e posturas. Em grupos, e alternando a liderança, construíram de forma eficaz cada etapa da atividade: produziram painéis após pesquisar sobre as mulheres africanas, afro-brasileiras que impactaram e impactam a sociedade desde o Brasil colônia até os dias atuais, confeccionaram máscaras africanas como produto final de um estudo sobre a religiosidade africana.

Pesquisaram, criaram, ensaiaram, criaram figurino e apresentaram danças e jogos africanos e afro-brasileiros atualmente ligados a parte da cultura brasileira, tais como: samba de coco, capoeira, samba de roda e congada, maculelê. Finalizando, foram convidados a descobrir os temperos africanos e a composição de pratos afro-brasileiros pesquisando e proporcionando no dia da culminância a degustação entre todos os alunos.

O projeto aproxima os alunos da cultura brasileira, construindo desde os tempos da senzala, e proporciona a reflexão crítica e a desmistificação de temas impregnados do senso comum.

.

#angloprudente #anglopp #angloprudentino #presidenteprudente #sistemaanglo #historia #africanidade #afrodescendencia #capoeira #culturabrasileira #ensinofundamental

Leia também